Rússia e OPEP<br>preferem o euro

A Rússia os países da OPEP estão claramente a apostar no euro em prejuízo do dólar para constituir reservas em divisas, revela um relatório divulgado, segunda-feira, pelo Banco dos Regulamentos Internacionais (BRI), sedeado em Basileia, na Suíça.
O documento constata que, no segundo trimestre deste ano, as reservas em dólares destes países representavam 65 por cento contra 67 por cento no trimestre anterior. Ao mesmo tempo, os fundos em euros passaram de 20 para 22 por cento do total.
Esta transferência para o euro é particularmente evidente em países exportadores de petróleo como o Irão, onde os depósitos na divisa norte-americana foram reduzidos em quatro mil milhões de dólares. Mas até a Arábia Saudita diminuiu em três mil milhões as suas reservas de notas verdes.
No cômputo geral, os países OPEP diminuíram os fundos em dólares em 5.300 mil milhões, reforçando as reservas em 2,8 mil milhões de euros e em 3,8 mil milhões de yens.


Mais artigos de: Breves Europa

Justiça alemã <br>arquiva escândalo

A justiça alemã decidiu arquivar, no dia 7, o caso das fotografias de três soldados germânicos ostentando restos de cadáveres humanos no Afeganistão.Apesar da indignação que as imagens provocaram na opinião pública, as procuradorias de Munique e de Kiel consideraram que os actos não constituíam um atentado à dignidade...